A Graduação em Química da PUC-RIO participa do Programa de Integração Universidade-Escola-Sociedade (PIUES), oferecendo um curso semestral de Introdução à Química para alunos do ensino médio, com 60 vagas divididas em duas turmas. Neste curso utiliza-se a metodologia científica aplicada aos conteúdos próprios do ensino médio. As aulas exclusivamente práticas são prioridade com muitas experiências e pouco quadro, estimulando a participação ativa dos alunos. Vários alunos matriculados neste curso já obtiveram resultados expressivos na Olimpíada Brasileira de Química. Objetiva-se, a partir da experiência em ensino e pesquisa do corpo docente, auxiliar os alunos a descobrir talentos e vocações dentro da Química. Por fim, deve-se mencionar o trabalho desenvolvido por professores do PPG-Qui no ensino básico presencial e no ensino a distância, que tem promovido a transferência e a disseminação da Química para os alunos do ensino médio e assim contribuído para uma maior procura pelos cursos de Química.

Nesse contexto, destacamos as seguintes ações:

(i) projeto Condigital, iniciativa para produção de conteúdos digitais multimídia. O projeto foi concluído há 5 anos, mas os vídeos estão disponíveis (http://condigital.ccead.puc-rio.br/condigital/) e são acessados com grande frequência;

(ii) Projeto “PUC por Um Dia”, quando alunos do ensino médio visitam a PUC e assistem a palestras e experimentos dos diversos cursos da PUC-Rio, incluindo a Química;

(iii) Programa “PUC por um semestre em Química”: alunos do Ensino Médio cursam um disciplina introdutória em Química (http://www.piues.puc-rio.br/);Imagem2

 

(iv) Projeto Alquimia: vídeos com tutorial de experimentos para divulgação científica (https://www.youtube.com/channel/UCCPMV6y-mTKwsz0YtlUFn9A/videos) ;

(v) alunos de ensino médio fazem estágio de iniciação científica em laboratórios de pesquisa da PUC-Rio veja notícia: Ex-aluna da Profa. Camilla Buarque é admitida em Universidades dos Estados Unidos;

(vi) alguns professores do Departamento de Química fazem palestras em escolas para o ensino médio;

(vii) os professores contemplados com bolsas dos projetos “Cientista do Nosso Estado” e “Jovem Cientista do Nosso Estado”, programas da FAPERJ, fazem palestras sobre Ciência e Química em escolas públicas do Rio de Janeiro.