Em atendimento ao Parecer CNE/CES 329/2004, retificado pelo Parecer CNE/CES nº 184/2006 que instituiu a carga horária mínima dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial, devemos observar que as ênfases em Química Pura e Química Industrial do bacharelado em Química da PUC-Rio têm uma carga horária total de 3240 horas (maior que a mínima de 2400 horas).

O curso é oferecido em período integral, estruturado em módulos semestrais. A Estrutura Curricular é composta de três núcleos: formação básica, formação profissional e a formação complementar. A formação básica se refere aos conteúdos essenciais, envolvendo disciplinas teóricas e experimentais.

Dos conteúdos básicos fazem parte: Matemática, Física, Química e Informática. A formação profissional se refere aos conteúdos para o desenvolvimento de competências e habilidades. Em torno de 30% e 23% das cargas horárias das ênfases de Química e Química Industrial, respectivamente, do curso de bacharelado em Química são dedicadas a disciplinas desenvolvidas em laboratórios, onde os alunos trabalham em grupos pequenos ou individualmente, pretendendo-se que tenham oportunidade de desenvolver a habilidade no trabalho experimental, agindo com segurança e iniciativa no trato de sistemas químicos.