A infraestrutura de pesquisa disponibilizada para o aluno do PPG-Qui conta com laboratórios funcionais e equipamentos modernos de pequeno, médio e grande portes, que garantem a formação dos alunos e a execução dos trabalhos de dissertações e teses nas dependências da PUC-Rio. A listagem dos laboratórios vinculados ao PPG-Qui da PUC-Rio é a seguinte:

Apoia grupos de pesquisa com técnicas analíticas específicas.

Gerente: Dr. José Marcus de Oliveira Godoy

Especializado na análise, caracterização, monitoramento e desenvolvimento de métodos para o controle da qualidade de matérias primas, biocombustíveis (biodiesel, etanol) e biolubrificantes. Faz também prestação de serviços na área.

Coordenador: Prof. Nicolás A. Rey

Realiza estudos eletroanalíticos de interação entre biomoléculas e íons metálicos em solução aquosa. Desenho e desenvolvimento de sensores eletroquímicos baseados na modificação do grafeno com bioreceptores. Utilização da voltametria cíclica e por onda quadrada para estabelecer os mecanismos das reações na superfície dos eletrodos.

Coordenador: Prof. Ricardo Queiroz Aucélio

Laboratório de Caracterização de Águas (LAB-ÁGUAS)

Especializado no estudo e na caracterização de águas superficiais e subterrâneas, incluindo aspectos hidrogeoquímicos. Atua no INCT-Transferência de Matérias na Interface Continente-Oceano e no projeto SIBRATEC, voltado para laboratórios de análise de águas.

Coordenador: Prof. José Marcus de Oliveira Godoy

Filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett
Nanotecnologia
Química de Interfaces
Química Atmosférica
Planejamento de Fármacos
Química Computacional

Coordenador: Prof. André Silva Pimentel

Especializado no desenvolvimento de métodos espectroanalíticos e eletroanalíticos associados ou não a métodos de separação para a determinação de fármacos, agrotóxicos e substâncias de interesse da indústria do petróleo e biocombustíveis. Metrologia Química e aplicação de nanomateriais em Química Analítica.

Coordenador: Prof. Ricardo Queiroz Aucélio

Atua no desenvolvimento de métodos para análises multielementares por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES) e espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) em diversos tipos de amostra: ambientais, biológicas, farmacêuticas, petróleo e derivados, biocombustíveis, etc. É especializado no mineralograma capilar e desenvolve pesquisa em parceria com a Petrobras.

Coordenadora: Profa. Tatiana D. Saint’Pierre

É um dos principais centros do Brasil voltados para a investigação da origem, destino e efeitos de contaminantes orgânicos no meio ambiente (água, sedimento, atmosfera e biota), particularmente em relação a hidrocarbonetos antrópicos, esgotos domésticos e poluentes orgânicos persistentes. Atua na área de geoquímica do petróleo, com análises sobre isótopos estáveis em gases e compostos semi-voláteis, assim como em biomarcadores de petróleo. Desenvolve estudos sobre aplicação de indicadores orgânicos no estudo do ciclo atual da matéria orgânica e em reconstruções paleoceanográficas.

Coordenador: Prof. Renato da Silva Carreira

Profa. Angela L. R. Wagener

Prof. Carlos German Massone

Estudo e caracterização de agregados supramoleculares baseados na auto-organização de surfactantes, polímeros e nanopartículas anfifílicas em solução e em interfaces. As aplicações desses agregados coloidais incluem a melhoria de desempenho de métodos analíticos, a formação de materiais nanoestruturados funcionais e o desenvolvimento de formulações para a indústria do petróleo e cosméticos.

Coordenadora: Profa. Aurora Pérez Gramatges

1) Formulações contendo polímeros e surfactantes (cristais líquidos, emulsões, micelas, lipossomas, cosméticos).

2) Controle de autoassociação de nanopartículas e polímeros e suas aplicações (ex.: biossensores colorimétricos e catálise).

3) Obtenção de nanopartículas com caráter Janus e anfifílicas.

4) Caracterização de sistemas coloidais e nanomateriais por técnicas de espalhamento, principalmente DLS e SAXS (determinação de tamanhos de partículas, potencial zeta e identificação e dimensões de estruturas na escala nanométrica).

Coordenadora: Profa. Ana Maria Percebom

Especializado em análises de matrizes ambientais, especialmente material particulado.

Coordenadora: Profa. Adriana Gioda

Laboratório especializado na síntese e caraterização de nanoparticulas metálicas (prata, ouro, titânio e QDs) aplicadas em química analítica e química orgânica. Desenvolve métodos de microfabricação de dispositivos microfluidicos “Lab-on-Chip” para bio-sensores, síntese orgânica, fotocatálise e organocatálise em fluxo continuo. Cria sistemas microfluídicos biomiméticos a partir da matriz vegetal de bambu engenheirados com diferentes metais com propriedades catalíticas.

Coordenador: Prof. Omar Pandoli

Atua no desenvolvimento de alcalóides e isoflavonóides bioativos para o tratamento do câncer, parasitoses e doenças do sistema nervoso central, materiais nanoestruturados (COFs) com aplicações em catálise, sistema de liberação Controlada de Fármacos, OLEDS e captura de gases. Para o desenvolvimento destes compostos trabalhamos com reações de acoplamento C-C catalisada por metais, reações de aza-arilação de Heck, click chemistry entre outras.

Coordenadora: Profa. Camilla Djenne Buarque

Dedicado ao desenvolvimento e síntese de ligantes orgânicos bioativos e, a partir destes, de complexos metálicos com potencial farmacológico. Esses compostos são caracterizados através de técnicas gravimétricas, espectroscópicas e eletroquímicas. Ensaios biológicos também são realizados. As principais doenças em foco são as desordens neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson) e o câncer.

Coordenador: Prof. Nicolás A. Rey

Realiza pesquisa na síntese e caracterização de compostos poliarilados, utilizando metodologias de acoplamento C-C. Tem como foco o desenvolvimento de novas metodologias de síntese orgânica e a obtenção de compostos com aplicação farmacológica (antiinflamatória, tratamento de patologias do SNC) e tecnológica (compostos fotoluminescentes).

Coordenador: Prof. Jones Limberger

Realizar pesquisas em química de materiais organo-minerais para aplicação em análises químicas, nanomedicina e catálise. Desenvolve novos adsorventes para cromatografia, extração seletiva em fase sólida e pré-concentração de metais. Prepara nano materiais para o sistema de liberação de fármacos e tratamento do câncer, bio- e quimiossensores.

Coordenador: Prof. Volodymyr Zaitsev

Laboratório especializado na caracterização da morfologia, potencial de superfície e das propriedades Quanto-NanoMecânicas (QNM do modulo de elasticidade, adesão e deformação) de materiais nanoestruturados e biocompositos mediante microscopia de força atômica (AFM-multimode 8, Bruker) em modalidade Tapping Mode,  Kelvin Probe Force Microscopy, Peak Force Tapping e Peak Force QNM.

Coordenador: Prof. Omar Pandoli

O Laboratório de Síntese e Estudo Compostos Magnéticos Moleculares atua no planejamento e preparação de complexos contendo íons metálicos da primeira série de transição, lantanídeos e diversas classes de ligantes orgânicos. O foco principal de estudo do grupo são as propriedades magnéticas dos complexos com potenciais aplicações em tecnologias emergentes como computação quântica, refrigeração magnética e armazenamento de dados. Adicionalmente, o grupo trabalha com a preparação de compostos multifuncionais como os complexos luminescentes e adsorvedores de gases.

Coordenadora: Prof.ª Lívia Batista Lopes Escobar

O LQCBio atua no planejamento, síntese, caracterização e avaliação das propriedades farmacológicas de compostos de coordenação, estruturalmente específicos. Até o momento, as patologias de interesse são câncer e chagas. Além disso, o grupo de pesquisa tem desenvolvido biomateriais com potenciais aplicações biomédicas (ex. liberação controlada de fármacos) e tecnológica (ex. substratos para dispositivos optoeletrônicos).

Coordenador: Prof. Renan Lira de Farias