As pesquisas desenvolvidas no Departamento de Química da PUC-Rio estão diretamente relacionadas ao Programa de Pós-Graduação. Desde 2012 o programa passou por uma profunda reformulação e passou a se organizar em quatro principais linhas de pesquisa.

Energia, meio ambiente e ciências do mar

Energia renovável; materiais luminescentes, magnéticos e multifuncionais; processos, mecanismos de reação e modelagem; caracterização e controle da qualidade de biocombustíveis; catálise heterogênea e homogênea; estabilidade de derivados de petróleo; monitoramento da qualidade da água e do ar; geoquímica e química marinha.

Professores: Adriana Gioda, André Silva Pimentel, Carlos German Massone, Jiang Kai, Jones Limberger, José Marcus de Oliveira Godoy, Maria Isabel Pais da Silva, Nicolás Adrián Rey, Renato Carreira, Ricardo Queiroz Aucélio, Tatiana Dilenburg Saint’Pierre, Volodymyr Zaitsev.

Nanociências, interfaces e coloides

Síntese e funcionalização de nanopartículas, quantum-dots e materiais nanoestruturados, inclusive por métodos de microfluídica; química de coloides e supramolecular; fenômenos de autoassociação de polímeros, surfactantes e nanopartículas; filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett; sistemas com propriedades óticas (plasmônicas e luminescentes) e magnéticas; caracterização de bio- e nanomateriais e coloides; aplicações para catálise, sistemas de liberação controlada de fármacos, cosméticos, sensores e diagnósticos.

Professores: Ana Maria Percebom, André Silva Pimentel, Aurora Pérez Gramatges, Camilla Djenne Buarque Müller, Jiang Kai, Omar Pandoli, Ricardo Queiroz Aucélio e Volodymyr Zaitsev.

Fármacos e interações químico-biológicas

Síntese e caracterização de novos compostos bioativos orgânicos e inorgânicos; desenvolvimentos de novas rotas sintéticas para fármacos; estudo da interação entre compostos bioativos e receptores; planejamento racional de novos fármacos.

Professores: André Silva PimentelCamilla Djenne Buarque MüllerJones Limberger e Nicolás Adrián Rey.

Métodos analíticos e qualidade metrológica

Estudo de métodos para preparação de amostra; desenvolvimento de métodos analíticos espectrométricos, eletroanalíticos e de separação; aplicação de métodos analíticos em problemas complexos e de relevância; desenvolvimento de instrumentação e de sensores; estudo de viabilidade de uso novos materiais em análises químicas; impacto dos processos analíticos na incerteza de medição.

Professores: Adriana Gioda; José Marcus de Oliveira Godoy; Pércio Mardini Farias; Renato Carreira; Ricardo Queiroz Aucélio; Tatiana Dilenburg Saint`Pierre e Vladimir Zaitsev.