Seminários

  1. RMN em alto e baixo campo na Ciência do Solo e Química Ambiental

    Palestrante: Dr. Etelvino Henrique Novotny (Embrapa Solos); 13 de novembro de 2019 às 16h; Sala: L772   Resumo: A Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma das ferramentas analíticas mais poderosas e versáteis utilizadas em diversas áreas do conhecimento (Física; Química; Ciências Ambientais; Medicina; Ciência dos Materiais etc). Neste seminário serão apresentadas algumas aplicações da Ressonância Magnética Nuclear, tanto em alto campo como em baixo campo, na Ciência do Solo e Ciências Ambientais. Pelas características das amostras estudadas, limitar-se-á à RMN no estado sólido do 13C e 31P e estudos de relaxometria dos núcleos de 1H em baixo campo.   Sobre o palestrante: Possui graduação em Agronomia…

    Continuar a Leitura

  2. NMR Spectroscopy in Chemistry and Biology with Applications in Immunology and Neuroprotection

    Palestrante: Dr. Christian Griesinger, diretor do NMR-based Structural Biology Department (unidade do Max Planck Institute for Biophysical Chemistry, Göttingen – Alemanha); 11 de novembro de 2019 às 16h; Sala: Miniauditório do RDC (subsolo)

    Continuar a Leitura

  3. Exemplos da contribuição do Departamento de Química na construção da Química Ambiental no país

    Palestrante: Profa Angela de Luca Rebello Wagener (PUC-Rio); 6 de novembro de 2019 às 16h; Sala: L772   Resumo: O Departamento de Química da PUC-Rio está entre os pioneiros no desenvolvimento de abordagens e da Química Analítica voltados para entender as transformações ambientais derivadas do desenvolvimento industrial e do crescimento populacional, com todos seus desdobramentos. Para demonstrar os sucessos alcançados, será apresentada uma retrospectiva não exaustiva, mas representativa, de trabalhos realizados. Alguns aspectos de interesse futuro também serão abordados.   Sobre a palestrante: Possui graduação em Licenciatura em Química pela UERJ (1969), Mestrado (1971) e Doutorado em Química (1974) pela PUC-Rio, pós doutorado na THAachen,…

    Continuar a Leitura

  4. How come it is of interest to study pure and applied physics, chemistry and materials science of mud?

    Palestrante: Prof Jon Otto Fossum (Norwegian University of Science and Technology – NTNU); 5 de novembro de 2019 às 17h; Sala: L772   Abstract: Natural materials can be divided into bio-materials (such as silk, wool, cotton, wood or cellulose,) or inorganic materials (such as soil, clay or stone including sand, glass, iron or graphite). Other materials that could be included among the natural materials are obviously petroleum and water. All these materials have in common that they have been exploited by humans for practical purposes, both before and after the industrial revolution. Currently, the interest for such materials from a technological point of view is…

    Continuar a Leitura

  5. Química Bioinorgânica e o desenvolvimento de novas terapias contra o câncer e doenças neurodegenerativas: contribuições do LABSO-Bio / PUC-Rio

    Palestrante: Prof Nicolás A. Rey (PUC-Rio); 23 de outubro de 2019 às 16h; Sala: L772   Resumo: Tanto o câncer quanto as doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson, etc.) apresentam, como um dos seus maiores fatores de risco, a idade do indivíduo. Assim, o crescente aumento na expectativa de vida da população mundial, embora certamente desejável, vem acompanhado por novos desafios para a ciência médica, no sentido de melhor compreender e tratar estas doenças que, nos próximos anos, terão certamente as suas morbidades intensificadas. Nesse contexto, a Química Bioinorgânica certamente tem importantes contribuições a fazer. No presente seminário, mostraremos alguns resultados obtidos nos últimos 10 anos de…

    Continuar a Leitura

  6. Ansiedade e Desempenho Acadêmico: você sabe como lidar?

    16 de outubro de 2019 às 16h; Sala: L654   Sobre as palestrantes: Leila Maria Castro Vilela 1982 – Bac. Engenharia Elétrica, PUC-Rio 1984 – Mestrado P.O., 1984, IMPA 1999 – Especialização em Psicopedagogia, CEPERJ   Deborah Sanches Ferreira 2014 – Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 2015 – Formação clínica em AEDP (Accelerated Experiential Dynamic Psychotherapy) – NeuroPsicoTerapia pelo Instituto AEDP-Brasil; 2017 – Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial na Universidade Veiga de Almeida; Em curso – Formação Clínica em SE – Somatic Experiencing (Experiência Somática) pela Associação Brasileira do Trauma.   Renata Barcellos Borges Fraga  1996 – Bac. Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de…

    Continuar a Leitura

  7. Atividades de Pesquisa do Laboratório de Modelagem Molecular Aplicado à Defesa Química e Biológica

    Palestrante: Profa Joyce Sobreiro Francisco Diz de Almeida (IME); 9 de outubro de 2019 às 16h; Sala: L772   Resumo: O uso de substâncias químicas, micro-organismos e toxinas como agentes de guerra química e biológica é observado desde à Antiguidade e prolonga-se até os dias atuais, o que torna a pesquisa e desenvolvimento de antídotos contra a contaminação de seres humanos, animais e do meio-ambiente matéria altamente relevante. Neste contexto, o Laboratório de Modelagem Molecular Aplicada à Defesa Química e Biológica (LMDQB) do Instituto Militar de Engenharia (IME) vêm contribuindo desde 2005 para formação de profissionais qualificados para atender as demandas do Exército Brasileiro e…

    Continuar a Leitura

  8. Técnicas Analíticas e de Modificações Químicas Aplicadas a Defesa: Separações Cromatográficas e Espectrometria de Massas

    Palestrante: Prof. Antonio Luís dos Santos Lima; 2 de outubro de 2019 às 16h; Sala: L772   Resumo: A política de Defesa Nacional, expressa em documento lançado em Junho de 2005 pelo Ministério da Defesa (MD), tem como grande eixo o carácter dissuasório, que consiste na busca da capacitação do tripé Ciência, Tecnologia e Inovação, especialmente em pesquisas direcionadas para assuntos de interesse da defesa nacional. O objetivo principal é a formação de recursos humanos em áreas estratégicas da Defesa, bem como criar um sinergismo entre as pós-graduações Stricto sensu no Brasil. As Linhas de Pesquisa estudadas são: Defesa Química e Biológica; Materiais Energéticos; Sensores…

    Continuar a Leitura

  9. Trajetória, atuação, produção e perspectivas de um profissional da área de química

    Palestrante: Profa Flávia F. de C. Marques (UFF); 25 de setembro de 2019 às 16h; Sala: L772   Resumo: A palestra terá duração de 40-50 min e falará sobre: – a minha trajetória, dando ênfase ao período em que fui aluna do programa de pós graduação em química da PUC-Rio; – a minha atuação no momento, ou seja, como é a minha rotina como professora na UFF; – a minha linha de pesquisa, com as respectivas produções; – perspectivas da profissão e planejamento.   Sobre a palestrante: Mestre (2005) e Doutora (2009) em Ciências – Química, na área de Química Analítica, pela Pontifícia Universidade Católica…

    Continuar a Leitura

  10. Ressonância Magnética Nuclear em Baixo Campo: Conceitos e Aplicações

    Palestrante: Dra. Naira Machado da Silva Ruiz (PUC-Rio); 11 de setembro de 2019 às 16h; Sala: L772   Resumo: Desde a sua descoberta em 1946, tem sido notável o crescimento das aplicações do fenômeno da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) nas mais diversas áreas da ciência. Nos últimos anos, vem sendo exploradas as aplicações de uma nova área da RMN que tem alcançado uma popularidade importante, a Ressonância Magnética Nuclear de baixo campo (RMN-BC). A RMN-BC é uma tecnologia que pode ser implementada usando espectrômetros de RMN de pequeno porte e baixo custo quando comparados com os de RMN em alta resolução em alto campo. Os…

    Continuar a Leitura

Mais antigo»