O Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Qui) do Departamento de Química (DQ) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi criado em 1969 com o curso de Mestrado, e em 1971 deu-se início ao curso de Doutorado. Desde a sua criação até 2023, o PPG-Qui já formou 455 mestres e 226 doutores. Em todas as avaliações da CAPES, o programa obteve a nota 5 em escala que vai até 7.

Incialmente, o PPG-Qui foi formado por professores vindos principalmente da Alemanha que atuaram fortemente em Química Analítica Inorgânica, com enfoque nas subáreas de química nuclear, espectroscopia e química ambiental. Com a vinda de mais docentes e doutores formados pelo próprio programa, o PPG-Qui foi pioneiro no país e referência da química analítica durante as décadas de 1970 a 1990.

Ao longo de sua história, o PPG-Qui também se consolidou nas áreas de Espectroscopia Analítica, Química do Mar e Química Inorgânica.

Desde 2012, o programa passou por uma profunda reformulação e passou a se organizar em quatro principais linhas de pesquisa da Química.

Há disponibilidade de bolsas de agências nacionais – programa PROSUP da Capes e do CNPq – e do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), além de outras bolsas oriundas de projetos e acordos específicos com empresas. O aluno que não possa pleitear bolsa de agência pública poderá ter isenção de pagamento de quaisquer taxas à PUC-Rio.