O novo diretor, Prof. Ricardo Aucélio (esq.), e seu antecessor, Prof. José Marcus Godoy (dir.), durante a cerimônia de posse.

Ricardo Queiroz Aucélio concluiu o seu bacharelado (1992) e o seu mestrado em química (1995) na Universidade de Brasília, assim como o seu Ph.D.(1999) na University of Florida como bolsista do CNPq e antes de ingressar como professor no Departamento de Química (DQ) da PUC-Rio (2000) realizou pós-doutoramento na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente ele é Professor Associado no DQ nossa PUC-Rio, desenvolvendo pesquisas em espectroanalíticas atômicas e moleculares (em especial as técnicas baseadas na luminescência), eletroanalítica (em especial métodos de potencial controlado), metrologia química e inovações na química analítica com o uso de nanomateriais, materiais especiais e novas moléculas ou compostos de coordenação luminescentes. As aplicações dos métodos que desenvolve estão relacionadas com petróleo e derivados, fármacos e substâncias de interesse clínico-biológico, agrotóxicos em amostras ambientais. Atua na formação e especialização de técnicos envolvidos em projetos com empresas. Ele também faz parte da Pós-graduação em Metrologia Qualidade e Inovação da PUC-Rio. Pelo DQ orientou 19 Teses e 25 Dissertações na área de Química Analítica. O professor Ricardo é um dos mais produtivos professores do DQ, atualmente realizou mais de cem publicações (111) em periódicos de repercussão nacional e internacional. Na parte de desenvolvimento participou de vários projetos de pesquisa financiados por agências de fomento e empresas, resultando laboratórios sobre a sua administração em um dos mais completos dentro da área da Química Analítica. Na administração tem contribuído para as comissões de pós-graduação e de carreira docente do DQ e do Centro Técnico Científico (CTC), e mais recentemente foi Vice-Diretor do DQ por vários anos. O professor Ricardo possui uma maneira forte e responsável de trabalhar, com grande profissionalismo e respeito, sendo fortemente admirado pelos seus alunos e colegas, recebendo recentemente por seus pares uma premiação, denominada “Prêmio Reinaldo Calixto de Campos”, sendo que nesta última eleição para diretor do Departamento foi eleito praticamente por unanimidade. Pércio Augusto Mardini Farias. Rio de Janeiro 09/08/2018.