Nesta palestra será enfocado o estado da arte em determinação elementar por espectrometria de absorção atômica (AAS). Serão abordados métodos analíticos alternativos para determinação dos elementos de interesse (tais como Al, Cu, Cr, Fe, Ni, Pb, Sn, V, Zn, Na, K, Ca, Mg, S, P) em amostras de petróleo e derivados, combustíveis e biocombustíveis. Será dada ênfase aos métodos baseados no uso de emulsões/microemulsões, as quais são analisadas diretamente por AAS. Esses métodos apresentam as seguintes vantagens: são simples e rápidos; permitem calibração com padrões aquosos; apresentam maior estabilidade dos analitos; propriedades físicas mais próximas das soluções aquosas, o que facilita ajuste dos parâmetros instrumentais dos equipamentos. Geralmente os fatores de diluição das amostras são menores do que nos métodos convencionais de digestão e diluição com solventes, melhorando a sensibilidade. Finalmente, serão também abordados métodos baseados em técnicas de pré-concentração: i) extração por quebra de emulsão e/ou microemulsão; e ii) deposição da amostra em papel filtro (DMS, do inglês: dried matrix spot), com análise direta em espectrometria de absorção atômica com atomização em forno de grafite (GF AAS). Esses métodos, além de separar o analito da amostra, que contém possíveis interferentes, permite o aumento na sensibilidade e melhoras nos limites de detecção.  Será feita uma avaliação comparativa entre os diferentes métodos, mostrando as vantagens e limitações de cada um.

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Química Analítica pela Universidade de São Paulo e doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos. É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1998. Atualmente é coordenadora do Centro de Combustíveis, Biocombustíveis, Lubrificantes e Óleos (CECOM) do Inst. de Química da UFRGS. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Espectrometria Atômica, Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente no desenvolvimento de métodos para determinação de elementos-traço por espectrometria de absorção atômica (convencional AAS e de alta resolução com fonte contínua HR-CS AAS), atomização eletrotérmica, geração química e fotoquímica de vapor, com ênfase para a análise direta de sólidos, suspensões, emulsões/microemulsões. As principais aplicações são amostras de combustíveis e biocombustíveis, petróleo, carvão e alimentos (produto animal e vegetal).