Essa palestra tratará de uma compilação sistematizada das principais aplicações de nanoválvulas e nanopartículas para o tratamento de doenças oncológicas, doenças negligenciadas ou para a detecção de vírus SARS-CoV-2.

Possui bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles, Califórnia, EUA, onde trabalhou com Prof. James Fraser Stoddart (Prêmio Nobel de Química 2016). De 2006 a 2009 foi Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em agosto de 2009, passou a exercer suas atividades no Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia, Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Estado do Rio de Janeiro desde 2019. Faz parte do Núcleo de Mulheres da Sociedade Brasileira de Química, onde também foi Diretora da Divisão de Química de Materiais (2016-2018). Sua pesquisa atual está focada no desenvolvimento  nanomateriais para o tratamento do câncer e da leishmaniose. Mais recentemente vem desenvolvendo um método para detecção rápida do vírus SARS-CoV-2 empregando nanotecnologia. Publicou 56 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e orientou 11 dissertações de mestrado e 9 teses de doutorado.