Pequeno resumo da palestra: Os avanços científicos e tecnológicos criaram oportunidades extraordinárias nas fronteiras das pesquisas básicas e aplicadas para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Nesta apresentação serão discutidos os principais desafios dos fármacos do século XXI para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida global.

É professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq. Possui graduação em Química (UFSM), mestrado e doutorado em Química Orgânica (UFSC), com estágio de doutorado-sanduíche em Química Medicinal pela University of Michigan. Possui pós-doutorado em Química Medicinal pela University of Michigan. Seus principais interesses de pesquisa se concentram em química medicinal, planejamento e desenvolvimento de fármacos e medicamentos de origem natural e sintética para o tratamento de doenças tropicais negligenciadas e câncer. É fellow da Royal Society of Chemistry (RSC) e fellow da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC). É secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC – São Paulo/Subárea III) e membro titular do Comitê Gestor do Fundo de Biotecnologia (CT-BIOTEC) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). É membro titular e diretor executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). É coordenador de transferência de tecnologia do CIBFar-CEPID/FAPESP e coordenador científico do INCT-BioNat. É coordenador de Projeto Temático em cooperação internacional com a University of Dundee/MRC/UKRI/Newton Fund/FAPESP. Apresentou mais de 300 conferências/palestras/seminários no Brasil e exterior. Participou de vários comitês de avaliação nacionais e internacionais e foi coordenador do Comitê de Assessoramento de Química (CA-QU) do CNPq. Foi presidente, presidente-sucessor, secretário geral, diretor da divisão de química medicinal e membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC-2008) e presidente do World Chemistry Congress (IUPAC-2017). Foi membro titular da Division of Chemistry and Human Health e membro do International Advisory Board do Centenário da IUPAC.