A proposta desta palestra é prover reflexões teóricas e estratégias aplicadas para estudantes universitários que experimentam dificuldades para começar, manter e finalizar suas produções textuais de forma fluente e satisfatória. Para tanto, a apresentação visa tratar as principais causas psicológicas e sociológicas do chamado bloqueio da escrita e expor possíveis saídas para o enfrentamento do problema. Do mesmo modo, é objetivo da palestra estabelecer condições para debater a pós-graduação como um modo de vida no qual a escrita adquire centralidade no percurso de seus atores e na formação da identidade acadêmica, profissional e pessoal.

Possui graduação em PUC Minas, especialização em História da Ciência pela UFMG, mestrado e doutorado em psicologia pela UFMG. Atualmente é professor no departamento de psicologia da PUC Minas, e atua nos seguintes temas: métodos qualitativos; biografia científica; problemas psicológicos da escrita acadêmica; cotidiano e saúde mental na vida acadêmica.