Minha palestra vai focar no principal projeto que venho desenvolvendo há alguns anos, que trata da necessidade urgente do desenvolvimento de novos fármacos ou alternativas terapêuticas para o tratamento das leishmanioses, doença infecto-parasitária de amplo espectro de manifestações clínicas e com importante distribuição geográfica nas principais regiões do Brasil e do mundo. As leishmanioses também fazem parte do grupo das doenças negligenciadas que afetam um número elevado de seres humanos e se encontram relegadas a um segundo plano pelas indústrias farmacêuticas para a produção de novos medicamentos. O principal tratamento está baseado no Glucantime, um antigo medicamento que apresenta graves efeitos colaterais e um acentuado número de casos de resistência. Nosso grupo vem investindo em diferentes frentes de trabalho na tentativa de descobrir novas soluções terapêuticas, são elas: 1) Estudos in vitro com novas moléculas bioativas de diferentes classes, tais como: inibidores da biossíntese de fosfolipídeos e de ergosterol, inibidores de histonas desacetilases e compostos organo-metálicos; 2) Melhor entendimento dos mecanismos de ação envolvidos na inibição do crescimento induzido pelos diferentes inibidores; 3) Terapia combinada, que é um gargalo da quimioterapia anti-Leishmania; e, 4) Uso da Nanotecnologia para o desenvolvimento de nanomateriais estruturados recobertas com polímeros biocompatíveis e funcionalizada com diferentes drogas como a miltefosina e anfotericina B.
Sobre a palestrante:
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), com doutorado sanduiche no Consejo Superior de Investigaciones Científicas na Espanha financiado por bolsa da Comunidade Européia. Após o doutorado, fez diferentes estágios de pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006-2009) e na University of Georgia, USA (2006-2007). Foi a primeira coordenadora do curso de Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia (PROFBIO) da UFRJ no período de 2011 a 2014. Atualmente é professora associada do Campus UFRJ-Duque de Caxias prof. Geraldo Cidade. No período de maio de 2020 a 2022 está como Diretora Geral do Campus UFRJ – Duque de Caxias. Desde 2020, como formação complementar, visando também o aprimoramento no tema gestão de pessoas, fez dois cursos (básico e avançado) em Comunicação Não Violenta. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biologia Celular, Parasitologia e Quimioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Leishmania, Quimioterapia e Ultraestrutura.