• Palestrante: Dr. Elton Jorge da Rocha Rodrigues (PUC-Rio);
  • 22 de maio de 2018 às 17h;

O monitoramento reacional torna-se cada vez mais presente e necessário no panorama atual das diversas vertentes da química sintética. O conhecimento em tempo real de parâmetros de processo permite a otimização a viabiliza tomada de decisões de forma mais rápida e eficiente. Serão discutidas algumas técnicas espectroscópicas, calorimétricas e cromatográficas comumente empregadas para esse fim. Dois estudos de caso serão apresentados, com o uso de técnicas inéditas de monitoramento reacional em síntese de materiais poliméricos.

Dr. Elton Jorge da Rocha Rodrigues é bacharel em química pela Faculdade Souza Marques, mestre e doutor em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com período de estágio doutoral no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Seus interesses em pesquisa incluem síntese de hidrogéis poliméricos, métodos sol-gel, polímeros biocompatíveis e o desenvolvimento de métodos de monitoramento reacional em tempo real, empregando a ressonância magnética nuclear no domínio do tempo como principal ferramenta analítica.