• Palestrante: Fábio Bellot Noronha (IME);
  • 03 de setembro de 2018 às 16h;
  • Sala: L774

Sobre o palestrante:

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (1989), e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (1994), realizando um estágio sanduíche no Institute des Recherches sur la Catalyse – Lyon (França). Ele fez um estágio de pós-doutorado com o Prof. Daniel Resasco na Oklahoma University (2000). Desde 1996 é pesquisador no Instituto Nacional de Tecnologia, tendo se tornado docente permanente do Programa de Química do Instituto Militar de Engenharia a partir de 2010. Atualmente, é membro do corpo editorial das revistas Catalysis Letters, Topics in Catalysis e Applied Catalysis B. Seus temas de interesse envolvem a conversão de gás natural e de hidrocarbonetos em gás de síntese e combustíveis; produção de hidrogênio a partir de biomassa através da reforma de etanol e de compostos oxigenados representativos do bio­óleo, e do processo de gaseificação; produção de combustíveis líquidos a partir da pirólise de biomassa; conversão de CO2 em combustíveis líquidos e em insumos para a indústria química e petroquímica; intensificação de processos usando reatores de membranas e reatores estruturados do tipo monólitos e de placas.