• Palestrante: Profa Angela de Luca Rebello Wagener (PUC-Rio);
  • 6 de novembro de 2019 às 16h;

O Departamento de Química da PUC-Rio está entre os pioneiros no desenvolvimento de abordagens e da Química Analítica voltados para entender as transformações ambientais derivadas do desenvolvimento industrial e do crescimento populacional, com todos seus desdobramentos. Para demonstrar os sucessos alcançados, será apresentada uma retrospectiva não exaustiva, mas representativa, de trabalhos realizados. Alguns aspectos de interesse futuro também serão abordados.

Sobre a palestrante:

Possui graduação em Licenciatura em Química pela UERJ (1969), Mestrado (1971) e Doutorado em Química (1974) pela PUC-Rio, pós doutorado na THAachen, Alemanha (1978/1979, Bolsista Humboldt Stiftung) e no Scripps I. Oceanography, USA (1988). De 1994 a 2014 foi Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, agora Profa. Emérita, pesquisadora 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Orientou mais de 50 teses e dissertações e possui mais de uma centena de trabalhos originais publicados. Presta consultoria cientifica a vários órgãos de fomento, instituições governamentais e ONGs nacionais e internacionais e a empresas do setor de petróleo, mineração e meio ambiente, entre outras. Foi chefe do MESL/IAEA, Professora Visitante em universidades no exterior e diretora do dept de Química na PUC. Tem experiência na área de Oceanografia Química e de Meio Ambiente relativa a poluentes orgânicos persistentes, metais traço e ciclo do carbono e elementos bioassociados. É co-coordenadora do LABMAM/PUC-Rio, que se destaca pela experiência em analises e diagnóstico ambientais e é reconhecido pela excelência na análise e avaliação do impacto do petróleo no meio ambiente. Foi membro do GEOTRACES, do Honors and Recognition Committee da American Geophysical Union, atua como revisora para vários periódicos nacionais e internacionais. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Indice h: 24.