• Palestrante: Luis Maqueira Espinosa (PUC-Rio);
  • 12 de junho de 2018 às 17h;

Serão apresentados os resultados do recém-concluído estagio pós-doutoral do palestrante. Neste período foram desenvolvidos diferentes tipos de nano-materiais com propriedades luminescentes aplicados como sonda para a determinação de diferentes analitos, assim como compostos orgânicos com potencial aplicação na construção de dispositivos optoeletrônicos.

Doutor em Ciências Químicas (2013) e Bacharel em Química pela Universidad de La Habana (2005). Realizou pós-doutoramento no Departamento de Química na PUC-Rio (2015-2018) e no Laboratório de Polímeros Não Convencionais do Departamento de Física da UFPE (2014). Atualmente é pesquisador no Laboratório de Fisico-Química de Surfactantes (LASURF) da PUC-Rio. Atuou como professor assistente no Departamento de Química Analítica da Facultad de Química na Universidad de La Habana (2005-2015). Tem experiência na área de Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas:

– Modificação de resinas de troca iônica, zeolitas e nanoparticulas de silica com diferentes aplicações.

– Síntese de nanocompostos poliméricos com propriedades magnéticas para aplicações bactericidas e remoção de metais pesados.

– Síntese de porfirinas e obtenção de nanoagregados porfirínicos com aplicação em sensores ópticos.

– Síntese de nano-sondas luminescentes com aplicações em analise por injeção em fluxo (FIA)

Como docente do Departamento de Química Analítica da Facultad de Química na Universidad de La Habana ministrou durante 10 cursos as disciplinas Análise Instrumental, Análise Químico, Cromatografia, Química Analítica Quantitativa, Química Analítica Básica y Química Experimental I y II para estudantes de Bacharelado em Química, Microbiologia y Bioquímica.