• Palestrante: Prof. Marciela Scarpellini (IQ-UFRJ);
  • 15 de maio de 2018 às 17h;
  • Sala: L772

Resumo:

O câncer está entre as principais causas de morte em todo o mundo e o número total de casos está aumentando. O número global de mortes é estimado aumentar em 45% entre 2007 e 2030 (de 7.9 a 11.5 milhões) influenciados, em parte, pelo aumento e pelo envelhecimento da população mundial associados a um ligeiro declínio nas taxas de mortalidade por alguns tipos de câncer em países ricos. Atualmente, mais da metade dos casos ocorre em países em desenvolvimento como o Brasil. Em nível de pesquisa, uma das estratégias é o desenvolvimento de novos fármacos mais eficazes que os atuais. Em tumores sólidos, os quimioterápicos utilizados encontram como principais barreiras a baixa vascularização que permite a formação de uma região de hipóxia limitando a eficácia da quimioterapia e da radioterapia. Possíveis metalofármacos que possam ser ativados nessa região vem sendo investigados, com especial destaque para platina(IV), rutênio(III) e cobalto(III). Na última década, nosso grupo tem se dedicado ao estudo de complexos de cobalto(III) como possíveis pró-fármacos ativados por hipóxia, com resultados promissores que serão abordados na apresentação.

Sobre o palestrante:

Possui Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou dois pós doutorados: (1) 2001-2003, USP/SC, sob a supervisão do Prrof. Douglas W. Franco (bolsista Fapesp); (2) 2003-2005, University of Michigan, MI, USA, sob a supervisão do Prof. Vincent L. Pecoraro. Atualmente é Professora Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Bioinorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: catalisadores para processos de oxidativos, complexos-modelos para metaloenzimas, hidrolases sintéticas, metalofármacos.

Lattes: