• Palestrante: Prof. José Walkimar de Mesquita Carneiro (UFF);
  • 19 de junho de 2018 às 17h;

Faremos abordagens sobre o processo de publicação científica, sobre os caminhos trilhados por um manuscrito submetido a periódicos especializados e forneceremos alguns dados sobre o JBCS

Graduado em Química Industrial (1982) pela Universidade Federal do Maranhão, com Mestrado (1986) e Doutorado (1990) em Ciências, modalidade Química, pelo Instituto Militar de Engenharia-RJ, com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Erlangen-Nürnberg, Alemanha, e Especialização (1983) na Escola de Engenharia de Lorenana área de Operação e Gerência de Produção de Usinas Alcooleiras. Ingressou na Universidade Federal Fluminense em 1992, ocupando atualmente o cargo de Professor Titular. Na UFF exerceu os cargos de Sub-Chefe e Chefe do Departamento de Química Inorgânica, Vice-Diretor do Instituto de Química, Vice-Coordenador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, Coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Coordenador de Apoio ao Ensino de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação e Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Planejamento. É bolsista do CNPq desde a década de 90, ocupando atualmente o nível 1C. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ por quatro oportunidades e Coordenador da área de Química da FAPERJ desde 2013. Consultor das principais agências de fomento e Editor do Journal of the Brazilian Chemical Society. Foi recentemente agraciado pela SBQ-Rio com a medalha Walter Mors. Tem experiência na área de Química Computacional, com ênfase em Físico-Química Orgânica e Físico-Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismo de reação, propriedade e estrutura moleculares, cálculo dft, QSAR, catálise homogênea e catálise heterogênea.