• Palestrante: Prof Nicolás A. Rey (PUC-Rio);
  • 23 de outubro de 2019 às 16h;

Tanto o câncer quanto as doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson, etc.) apresentam, como um dos seus maiores fatores de risco, a idade do indivíduo. Assim, o crescente aumento na expectativa de vida da população mundial, embora certamente desejável, vem acompanhado por novos desafios para a ciência médica, no sentido de melhor compreender e tratar estas doenças que, nos próximos anos, terão certamente as suas morbidades intensificadas. Nesse contexto, a Química Bioinorgânica certamente tem importantes contribuições a fazer. No presente seminário, mostraremos alguns resultados obtidos nos últimos 10 anos de pesquisas no LABSO-Bio / PUC-Rio, os quais indicam que compostos pertencentes à classe química das N-acil-hidrazonas e os seus derivados diarilpirazólicos, assim como complexos metálicos das primeiras, apresentam potencial para constituir promissores instrumentos na luta contra estas patologias e contribuir, consequentemente, para o bem-estar geral da população.

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Mestre em Química Inorgânica (2002) pela mesma instituição. Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente, é membro do Quadro Principal de professores do Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (categoria: Associado, nível 1), onde é também responsável pelo laboratório de pesquisa LABSO-Bio (Laboratório de Síntese Orgânica e Química de Coordenação Aplicada a Sistemas Biológicos). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, no biênio maio/2016 – maio/2018, e Jovem Cientista do Nosso Estado, programa da FAPERJ que visa apoiar projetos liderados por jovens pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro, durante o triênio 2015-2017. Entre setembro/2018 e junho/2019, realizou um Pós-Doutorado no NMR-based Structural Biology Department do Max Planck Institute for Biophysical Chemistry (Goettingen, Alemanha), sob a supervisão do Prof. Dr. Christian Griesinger. Tem experiência na área de Química de Coordenação, com ênfase em Planejamento e Síntese de Ligantes e Complexos Metálicos Bioativos, Química Bio-Inorgânica, Espectroscopia Vibracional, Cristalografia e Caracterização de Sistemas em Solução, atuando principalmente nos seguintes temas: Metalofármacos e Química Inorgânica Medicinal, Doenças de Alzheimer e Parkinson, Complexos de Coordenação com Potencial Biotecnológico e Nanotecnológico.

Já publicou 40 artigos em revistas indexadas, os quais acumulam quase 600 citações (fator h=12). Foi orientador principal de 8 dissertações e 8 teses defendidas no DQ PUC-Rio.