• Palestrante: Itamar Borges Júnior   (IME);
  • 24 de setembro de 2018 às 16h;

Possui graduação em Física (1991) e mestrado em Física (1994) pela PUC-Rio na área de Física Atômica e Molecular Experimental e Doutorado em Física na área de Física Atômica e Molecular Teórica/Química Teórica pela UFRJ (1998). Realizou estágios de pós-doutoramento na área de Química Teórica na UFF, na Universidade de Coimbra (Portugal), na UFRJ e na Texas Tech University (EUA). Ingressou no Instituto Militar de Engenharia (IME) por concurso público em 2002, onde atualmente é Professor Titular. Desde 2003 é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, e neste mesmo ano foi agraciado com a bolsa-prêmio Jovem Cientista da FAPERJ. Foi contemplado com financiamento para suas pesquisas por diversos órgãos de fomento, pelo Ministério da Defesa e pelo Exército. Em 2012 ganhou bolsa da Comissão Fulbright de professor visitante nos EUA. Coordena o Grupo de Físico-Química Teórica e Computacional do IME. Na área de administração acadêmica foi assessor acadêmico da Vice-Reitoria do IME em 2009 e presidiu a Comissão Própria de Auto-Avaliação (CPA) do Instituto no período 2009-2010. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação do IME de junho de 2005 a fevereiro de 2009 quando coordenou a reestruturação administrativa da pró-reitoria e dos cursos stricto-sensu. Como Pró-Reitor concebeu e coordenou a criação do programa interdisciplinar de Pós-Graduação em Engenharia de Defesa (PGED) no IME, cujo mestrado e doutorado foram aprovados pela CAPES em 2008. De dezembro de 2009 a junho de 2012 foi coordenador do PGED. Na sua área de atuação científica é parecerista de várias revistas científicas internacionais. Participou da organização de vários eventos científicos, foi vice-coordenador do Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT) em 2011 e coordenador geral do evento em 2013. Em 2016 foi eleito membro da Academia Brasileira de Engenharia Militar (ABEMI). Tem experiência na área de Físico-Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: cálculos ab initio incluindo estados excitados, teoria do funcional da densidade (DFT), espectroscopia, propriedades eletrônicas e ópticas de materiais, superfícies, propriedades da densidade eletrônica e efeitos da radiação na matéria. Além do interesse pelos aspectos fundamentais intrínsecos destes temas, suas pesquisas atuais estão voltadas para os temas de materiais energéticos, superfícies, catálise heterogênea, fluidos supercríticos e sistemas fotovoltaicos orgânicos.

.

Serão apresentados os mais recentes resultados obtidos pelo grupo de pesquisa e indicar as direções futuras.