• Palestrante: Luiz Eduardo Pizarro Borges   (IME);
  • 17 de setembro de 2018 às 16h;

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Química – Université Claude Bernard Lyon I (1991) e doutorado em Engenharia Química – Université Claude Bernard Lyon I (1995). Atualmente é professor Titular do Departamento de Engenharia Química do Instituto Militar de Engenharia, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos, Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, engenharia de processos, energia alternativa, reciclagem química, química verde, biocombustíveis e hidrogênio.

As particularidades da Região Amazônica implicam em desafios adicionais para a solução de problemas de geração de energia em comunidades isoladas. Serão apresentados os resultados de diferentes projetos do IME naquela região, focando a geração auto sustentada de combustíveis e/ou energia.