• Palestrante: Prof. Débora de Almeida Azevedo (IQ-UFRJ);
  • 8 de maio de 2018 às 17h;

Aplicação das técnicas de caracterização química molecular de substâncias orgânicas em matrizes complexas como petróleo e bio-óleo por cromatografia gasosa bidimensional abrangente acoplada a espectrometria de massas por tempo de voo e por espectrometria de massas de alta resolução por ressonância ciclotrônica de ions e pela tecnologia Orbitrap.

Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Pós-Doutorado em Química Ambiental no CSIC-Barcelona/Espanha (1999). Tem experiência na área de Química, com ênfase em caracterização química molecular de petróleos e bio-óleos, na Geoquímica, Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Cromatografia e Espectrometria de Massas aplicadas em diversas áreas como Geoquímica Orgânica, Biologia, Biogeoquímica, Geoquímica de Petróleo, Energia Renovável, dentre outros. Trabalhou por quatro anos como substituta eventual na coordenação do Programa de Pós-graduação em Química Orgânica. Pesquisador permanente do Programa de Pós-graduação em Química (anteriormente denominado de Programa de Pós-graduação em Química Orgânica) do Instituto de Química/UFRJ. Participou como professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Sistemas Petrolíferos da PEC/COPPE/UFRJ por 10 anos, 2004-2014. Editora Associada da revista Química Nova por 6 anos, Outubro 2008-Novembro 2014. Em 2008 realizou intercambio científico Brasil-Alemanha no Instituto de Estudos do Mar Báltico – IOW da Universidade de Rostock, Warnemuende. Coordenadora de diversos projetos científicos financiados pelo Cenpes/Petrobras. Orientou 16 alunos de doutorado e 29 alunos de mestrado, 7 pós-doutores, 11 alunos em trabalho de conclusão de curso de graduação e 12 de Iniciação Científica. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq. Índice H de 25 na base de dados Scorpus e na Web os Knowledge. Cientista do Nosso Estado – Edital FAPERJ 2014. Participou da equipe olímpica durante os XXXI Jogos Olímpicos e XV Jogos Paralímpicos no LBCD-LADETEC, em 2016. É hoje Diretora Secretária da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS), período 2017-2019 e Cientista do Nosso Estado – Edital FAPERJ 2017. Mais de 100 trabalhos científicos publicados. . Revisor de periódicos internacionais como Analytical Chemistry, Organic Geochemistry, Fuel, Energy and Fuel, Journal of Chromatography A, Science of the Total Environment, Atmospheric Environment, Anais da Academia Brasileira de Ciência, Journal of Environmental Management, Journal of Geophysical Research..