GRADUAÇÃO

Porque estudar Química na PUC-Rio?

– O Curso de Química é 5 estrelas segundo o Guia do Estudante;

– A PUC-Rio foi eleita como a 3ª Universidade mais respeitada pelos empregadores no Brasil;

– A PUC-Rio é a melhor Universidade privada/comunitária do país;

– Excelente infraestrutura de laboratórios de graduação e de pesquisa;

– Possuímos um ambiente internacional que favorece relações interculturais e aumenta possibilidades de intercâmbios;

– Oferecemos as modalidades de Química Pura e Química Industrial;

– Oferecemos a possibilidade de obter Dupla Diplomação em Química + Engenharia Química em 5 anos (veja grade);

– Há oportunidades para fazer Iniciação Científica com pesquisadores de diferentes áreas (com bolsas);

– Você pode se envolver nas disciplinas de Pós-Graduação e obter os diplomas de Graduação & Mestrado em 5 anos;

– Você pode conseguir bolsas de estudo através do Desafio.

Química PUC-Rio 5 estrelas

O curso de Química da PUC-Rio foi recentemente reformulado com o objetivo de melhor atender às expectativas dos alunos em relação ao mercado de trabalho, assim como facilitar a sua inserção na pós-graduação, através do mestrado e doutorado, no Brasil ou no exterior. Este curso passou agora a ter duas ênfases: Química Pura e Química Industrial.

O aluno tem a possibilidade de completar o curso com ênfase em Química Pura e se formar como Mestre em um total de 5 anos, visto que as disciplinas de pós-graduação podem ser feitas durante a Graduação. A ênfase em Química Industrial visa uma especialização em processos produtivos, garantindo que o profissional possua também as atribuições tecnológicas perante o Conselho Regional de Química (CRQ)

Para atender a estes objetivos, contamos com a excelente infraestrutura de laboratórios de pesquisa e ensino, além de uma Central Analítica com equipamentos de última geração. Contamos também com um quadro de professores totalmente reformulado. Nos últimos cinco anos foram contratados oito professores que atendem às diferentes áreas da química: química orgânica, química inorgânica, química analítica e físico-química. Todos os professores são doutores e trabalham em pesquisa de diferentes áreas, o que facilita a inserção do aluno de graduação no ambiente acadêmico através de programas de estágio de iniciação científica, com possibilidades de ser contemplado com uma bolsa PIBIC, PIBITI ou FAPERJ.

Deve-se destacar também a empresa júnior da PUC-Rio em que os alunos podem desenvolver projetos junto a um professor e facilitar o seu ingresso no ramo industrial visto que muitos professores têm parcerias com indústrias de petróleo, cosméticos, meio-ambiente, farmacêutica, energia entre outras. Desta forma, o aluno de graduação pode desfrutar destas parcerias para a sua formação.

Há também oportunidades de participar do Programa de Estágio em empresas ou de estágio voluntário dentro do próprio Departamento de Química.

A maior parte do nosso corpo docente tem colaborações de pesquisa no exterior, aumentando a possibilidade de participação de programas de intercâmbio.  No aspecto de internacionalização do curso de Química, ressalta-se que a PUC-Rio tem uma forte atuação na oferta de possibilidade de intercâmbio para os seus alunos de graduação. Na página da Coordenação de Central de Cooperação Internacional podem ser encontradas informações detalhadas sobre todas as ações nessa área de cooperação, incluindo listagem de países e instituições conveniadas, chamadas para editais de seleção para intercâmbio e ofertas de palestras de orientação para os alunos, entre outros.

Dentro do contexto de identificação de talentos e oferecimento de bolsas, o curso desenvolve desde 2008 um Desafio para alunos do ensino médio com o intuito de despertar e impulsionar alunos talentosos. A prova em nível de olimpíada seleciona os melhores alunos na área de Química com o objetivo de premiá-los com bolsas integrais para o curso de bacharelado em Química.