Nossa grade curricular busca mesclar as atividades didáticas valendo-se de aulas expositivas (teóricas), aulas práticas e horas de estudo. As aulas práticas têm grande importância na formação dos graduandos em Química e constituem o canal para abertura e potencialização de percepções individuais, considerando a grande importância da Química no dia-a-dia e em vários segmentos da indústria mundial. As práticas não se restringem ao laboratório. São incentivadas atividades de campo em algumas disciplinas de caráter ambiental. Quando consideradas as atividades laboratoriais, os alunos têm contato com as especificidades da rede laboratorial da universidade, visto que frequentam os espaços dos departamentos de Química, Física e Informática, e as condutas relativas à rotina de cada laboratório. O percentual da carga horária prática corresponde a 27% do total da grade curricular. Acrescente-se, nesta modalidade, a ampla cartela de visitas técnicas ao parque industrial da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

As turmas, constituídas em média por 15 alunos, permitem acesso individual dos alunos a equipamentos, livros e propiciam o acompanhamento mais próximo por parte dos professores. Esta proximidade possibilita minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos através de monitoria, aulas suplementares e exercícios individualizados, estimulando o diálogo e a participação mais ativa em sala de aula.

O currículo do curso possui todas as áreas da Química (Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica, Físico-Química e Bioquímica) e, portanto, forma um egresso com base sólida e ampla. Além disso, o curso também possui um forte enfoque na área de Química Ambiental, trabalhando desta forma os conceitos de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e de Química Verde.

As disciplinas procuram tornar os alunos – através do contato com o material das aulas práticas – aptos a articularem os conteúdos das aulas teóricas, valendo-se de farta disponibilidade de fontes bibliográficas e recursos laboratoriais e de informática de modo a desenvolverem suas habilidades e autonomia no processo de construção de suas formações.

Os alunos possuem a opção de obter Dupla Diplomação (Química + Engenharia Química) em 5 anos, conforme sugerido pela grade apresentada abaixo: