• Palestrante: Dra. Naira Machado da Silva Ruiz (PUC-Rio);
  • 11 de setembro de 2019 às 16h;
  • Sala: L772

 

Resumo:

Desde a sua descoberta em 1946, tem sido notável o crescimento das aplicações do fenômeno da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) nas mais diversas áreas da ciência. Nos últimos anos, vem sendo exploradas as aplicações de uma nova área da RMN que tem alcançado uma popularidade importante, a Ressonância Magnética Nuclear de baixo campo (RMN-BC). A RMN-BC é uma tecnologia que pode ser implementada usando espectrômetros de RMN de pequeno porte e baixo custo quando comparados com os de RMN em alta resolução em alto campo. Os experimentos são não destrutivos, dispensam a preparação de amostras e a maioria das medições requer apenas alguns minutos. A RMN-BC é amplamente utilizada por várias indústrias no controle de processos, controle de qualidade e P&D, incluindo, mas não limitada a: alimentos, produtos farmacêuticos, petroquímicos, polímeros, biotecnologia e bens de consumo.

Considerando a importância da técnica de RMN para para o desenvolvimento da ciência no Brasil, aliada à curiosidade que a técnica RMN-BC desperta entre os usuários das demais modalidades da RMN, este seminário visa difundir os principais fundamentos e potencialidades das aplicações da RMN-BC em diversas áreas. Além dos exemplos selecionados na literatura, também serão abordados as recentes contribuições da RMN-BC no Departamento de Química da PUC-Rio.

 

Sobre a palestrante:

Graduação: Química Industrial (1992)

Doutor em Ciências: Ciência e Tecnologia de Polímeros (1998)

Pós-Doutorado: RMN aplicada a Caracterização Microestrutural de Polímeros em solução (1999)

Atuação Profissional: Desde 2001 participa em projetos de pesquisa e desenvolvimento no DQ da PUC-Rio em parceria com a Petrobras com foco em Ressonância Magnética Nuclear, caracterização de materiais, caracterização de insumos e derivados da indústria do Petróleo e Petroquímica. Desde 2015 participa como docente no curso de Química de Petróleo no Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio e recentemente (2017-atual) participa como pesquisador-doutor no Termo de Cooperação entre a PUC-Rio-USP-Petrobras: Desenvolvimento e implantação de sequências de pulsos por TD-NMR (Ressonância Magnética Nuclear no Domínio do Tempo) aplicadas a materiais poliméricos e outros materiais de interesse da Indústria do Petróleo.

http://lattes.cnpq.br/6093823740374253